O que avaliar na hora de decidir contratar uma empregada doméstica

Essa é uma dúvida bem comum, principalmente em marinheiros de primeira viagem, afinal como em tudo na vida, quanto mais experiência você tem, mais fácil é para realizar uma atividade.

O que avaliar na hora de decidir contratar uma empregada doméstica

Antes de mais nada, cuidado com os clichês e preconceitos, tenha a mente aberta, pense nas suas necessidades, escreva uma descrição do que você espera, assim fica mais simples a busca. Essas são cas simples, mas muito importante, veja abaixo mais alguns pontos de atenção:

 

Diarista X Doméstica

Talvez esse seja o ponto mais importante, ter muito claro se você vai contratar uma diarista, que não possui um vínculo empregatícia, você paga a diária no fim do serviço ou se você contratará uma Empregada doméstica que tem vínculo empregatício, você pagará a funcionária mensalmente, conforme vocês combinarem.

 

Leia também:
10 sites pra você se tornar um expert em limpeza residencial
Vantagens de contratar uma doméstica por meio de plataforma online
10 aplicativos para manter a casa limpa

 

Indicação

Se para comprar um novo produto procuramos indicações ou de colegas ou na internet, devemos fazer o mesmo para contratar uma Empregada Doméstica. Pergunte para as pessoas conhecidas se elas possuem alguma indicação.

 

Faça uma entrevista com mais de uma candidata

Na entrevista você pode verificar inclusive se vocês têm empatia, e também pode realizar algumas perguntas mais focadas ao dia a dia, veja abaixo algumas sugestões:

                - Se possui filhos e a idade dos mesmos;

                - Onde mora, quanto tempo demora para chegar, e quais conduções precisa;

                - Como concede conciliar os compromissos com o trabalho (médico, reunião na escola, etc.);

                - Quais as atividades que ela faz (limpa, cozinha, passa roupa);

                - Qual o grau de instrução;

                - Se tem problema com animais ou crianças;

                - Quando ela pode realizar o serviço;

                - Qual horário ela pode cumprir;

                - Valor que cobra para realizar a limpeza;

                - Se pode ou não morar no local;

               

Chegue as informações

Assim como quando vamos ser contratados por uma empresa e temos nossos dados chegados, você deve fazer o mesmo, peça uma verificação de Antecedentes Criminais, peça o contato de alguém para quem ela trabalhou, essa é uma maneira de evitar surpresas.

 

Verifique a escolaridade

A importância desse item é bem simples, imagine que as Doméstica seja analfabeta e você tenha o costume de deixar bilhetes com o que deve ser feito, imagine o constrangimento isso pode causar. Portanto, pergunto qual o nível de escolaridade, dessa forma você tem certeza de qual a melhor maneira de realizar a comunicação, caso vocês não se encontrem por conta do horário.

Todos os pontos acima são importantes, mas considero a empatia um dos pontos fundamentais, assim como a confiança, lembre-se que você terá que conviver com sua Emprega e ela com você, tenha em mente que ela é sua funcionária, e que apesar de você poder ter um bom relacionamento, não é bom misturar amizade com trabalho, isso gera expectativas e pode ocasionar atritos.

Caso a Emprega Doméstica vá morar em seu domicílio tenha certeza que as necessidades dela são atendidas, ela precisa de um espaço próprio, já ouvi falar de casos onde a doméstica dormia no sofá cama que ficava na sala, e tinha que ir se deitar após os patrões terem se recolhido, e se levantar antes deles, imagine o constrangimento, para trocar de roupa ela tinha que utilizar o lavabo, isso é inadmissível, se você não possui um espaço para sua empregada, ela não deve dormir no serviço, pense em como você se sentiria em uma situação dessas.

Outro ponto fundamental é que todos os pontos devem ser discutidos e acordados antes, portanto, você deve deixar claro o que espera do trabalho e das atitudes da Doméstica.

Não tenha pressa na hora de escolher uma Empregada, converse com tantas candidatas for possível, e principalmente tenha muito claro quais suas necessidades, e pesquise antes quais os  direitos e deveres de ambas as partes.

Postado em:

17 de August de 2016

Autor:

Autor Blog

Fonte:



assinar
Fique por dentro de todos os nossos posts

Digite seu e-mail abaixo e receba diretamente na sua caixa de entrada.