Você tem diarista? Leia isso!

A aprovação da “PEC das domesticas” gerou muitas duvidas sobre qual é o melhor tipo de contratação de serviços domésticos para a sua residência e quais são os direitos reservados aos empregados. Se você escolher ter apenas os serviços domésticos de uma diarista, leia o artigo abaixo e tire as suas duvidas sobre a lei.

Você tem diarista? Leia isso!

E aproveite para saber quais as formas de contratar um bom serviço de diarista.

Primeiro, vamos entender a diferença entender as diferença entre empregada doméstica e diarista, baseado no que foi acordado na “PEC das domésticas”.

 

Você tem uma diarista ou empregada doméstica?

O texto da “PEC das domésticas” determina as seguintes diferenças legais para as duas profissões:

  • Empregado doméstico é o profissional que presta serviço de forma continua, ou seja, não eventual, por mais de dois dias na semana.
  • Diarista é o profissional que presta algum tipo de serviço doméstico por um ou dois dias por semana, no máximo.

Observação: todos os profissionais responsáveis pela limpeza da residência podem se incluir em uma das duas categorias: passadeiras, lavadeiras, cozinheiras, babás, caseiros, jardineiros e até mesmo motoristas particulares ou pilotos de aviões particulares.

Em outras palavras, o empregado doméstico é um profissional contratado, que deve ter sua carteira assinada e tem seus direitos assegurados por lei, como férias, 13º salário, encargos sociais, etc.. Já a diarista é a pessoa que vai até a sua casa até duas vezes por semana, ou até mesmo uma vez por mês e não tem qualquer vínculo empregatício. A profissional vai até a sua casa, realiza as tarefas domésticas e recebe o valor por aqueles serviços, no mesmo dia.

 

Leia também:
Quero contratar diarista: nós temos algumas dicas
Acessórios para limpeza doméstica: um para cada tipo de serviço
Como fazer produtos de limpeza caseiros?

 

A diarista é mais recomendada para pessoas que moram sozinhas, casais ou pequenas famílias que precisam apenas de uma ajudinha extra para colocar ordem na casa.

E se esse é o seu caso, vamos dar algumas dicas para você contratar uma boa diarista.

 

Como posso contratar uma diarista?

As facilidades estão aí por todo o lado, mas o boca a boca continua sendo o marketing mais eficiente e verdadeiro. Se você tem a quem pedir referências e indicações de uma boa diarista, ótimo! Essa é realmente uma das melhores formas de encontrar uma pessoa qualificada, eficiente e de confiança, pois você já tem a opinião de pessoas que conhece e que já contrataram os serviços daquela pessoa.

Mas se você não tem nenhum conhecido que possa te dar uma indicação, não se preocupe. Atualmente já existem diversas formas seguras de encontrar um bom profissional.

  • Agências de empregadas domésticas

Essa é uma opção antiga, que muita gente sabe que tem, mas raramente pensa na possibilidade quando está procurando uma diarista.

Dê um pulo em uma agência próximo à sua residência, ou mesmo telefone, eles vão ter algumas opções de profissionais e alguma delas vai se encaixar no que você está buscando.

 

  • Sites especializados em serviços

Além das agências físicas, muitas empresas possuem suas plataformas virtuais para facilitar a contratação de profissionais diaristas.

Os sites como EasyQasa e Blumpa, por exemplo, funcionam como mediadores de contato entre empregadores e diaristas.

 

  • App de contratação

A tecnologia e a modernidade dos aplicativos de celular também já influenciam a forma de contratação de serviços domésticos especializados.

Entre os apps mais usados estão: Helpling e Diinga. Em ambos você tem a opção de buscar profissionais de acordo comas suas necessidades e exigências e o pagamento é feito no próprio aplicativo.

 

Uma das grandes vantagens de você optar por uma diarista e não por uma empregada domestica é que você ficar isento de arcar com todas as despesas e beneficios que as empregadas domesticas têm direito, previstos na nova PEC das domesticas.

Mas é bom que você esteja atento a um detalhe: como não existe um vinculo empregatício, a diarista pode decidir não prestar mais seus serviços a você, sem que seja obrigatório avisá-la com antecedência ou submeter-se a nenhuma formalidade. É de sua conveniência não manter um vínculo estável e permanente com um único empregador.

Fique atento!

Postado em:

18 de August de 2016

Autor:

Autor Blog

Fonte:



assinar
Fique por dentro de todos os nossos posts

Digite seu e-mail abaixo e receba diretamente na sua caixa de entrada.